sábado, 5 de julho de 2008

ESPECIALIDADES (P,R,V)

PATINAÇÃO



Vermelho / Habilidades


1 – Saber dizer as regras de segurança ao usar patins. Enumerar os cuidados que se deve ter com este tipo de equipamento.
2 – explicar, pelo menos, um jogo que seja praticado sobre patins.
3 – Demonstrar habilidades nas seguintes manobras:
*Ficar em pé, parado, sobre patins, sem se apoiar em nada;
*Deslocar-se para frente, a partir da posição anterior e parar sem se apoiar;
*Desviar de obstáculos colocados em seu caminho, primeiro pelo lado direito e depois pelo lado esquerdo deles;
*Mudar sua trajetória para 180 graus (meia volta) em relação ao seu deslocamento original. Esta conversão dever ser feita primeiro pela esquerda e depois pela direita;
*Deslocar-se para trás, a partir da primeira posição aqui listada e parar sem se apoiar.


PIONEIROS DA IGREJA I

Branco / Atividades Espirituais

1 – Saber os nomes de cinco fundadores da Igreja Adventista Mundial e contar algo sobre vida missionária de cada um deles.
2 – Conhecer a história de, pelo menos, dois reformadores na idade média.
3 – Aprender um hino cristão antigo e saber cantá-lo de cor.
4 – Decorar Apocalipse 14:12.
5 – Conhecer as seguintes informações sobre Ellen White:
*Qual a idade em que recebeu a primeira visão;
*Que problema de saúde teve na infância e influenciou toda sua vida;
*Nome do seu marido;
*Quantos filhos teve;
*Quantos anos viveu.

PIONEIROS DA IGREJA II

Branco / Atividades Espirituais

1 – Saber os nomes de cinco pioneiros Adventistas que trabalharam (ou trabalham) em seu país. Contar algo sobre a vida missionária de cada um deles.
2 – Saber o nome de, pelo menos, cinco ex-pastores de sua igreja ou distrito.
3 – Aprender um hino Adventista antigo e saber cantá-lo de cor.
4 – Conhecer o nome de cinco livros de Ellen White publicados em sua língua.
5 – Conhecer a história de sua igreja:
*Como foi fundada;
*Nome de dois pioneiros;
*Há quanto tempo se reúne no local atual;
*Como foi fundada.

PROMESSAS BÍBLICAS

Branco / Atividades Espirituais


1 – Descrever as circunstâncias em que é formado um arco-íris e quais os elementos que o constituem.
2 – Saber contar a história do primeiro arco-íris, como narrada em Gênesis 9:8-17.
3 – Aprender o significado da palavra "pacto" e relacionar pelo menos cinco sinônimos desta palavra.
4 – Encontrar na Bíblia outras duas promessas divinas que, semelhantes ao arco-íris, garantem a proteção divina.
5 – Desenhar um arco-íris, contendo as cores corretas.
6 – Apresentar, pelo menos, três promessas feitas por Cristo quando esteve na Terra.
7 – Explicar que promessas Deus fez a Josué quando ele começou a liderar Israel (Josué 1) e como elas servem para você hoje.


REPÓRTER


Vermelho / Habilidades


1 – Contar aos seus pais como foi realizada uma atividade do Clube ou da Unidade, utilizando as palavras apropriadas.
2 – Fazer uma notícia sobre um programa especial realizado por seu Clube ou Igreja.
3 – Preparar uma pesquisa sobre um tema especial de seu interesse.
4 – Ajudar a preparar a propaganda de um Culto JA ou atividade especial do Clube de Aventureiros.
5 – Entrevistar com, pelo menos, cinco perguntas, profissionais que trabalhem em áreas diferentes.
6 – Fazer uma coleção de, pelo menos, 10 artigos ou notícias que tenham ligação com religião.

SÁBIO MORDOMO

Branco / Atividades Espirituais

1 – Encontrar um texto na Bíblia que mostre a quem pertence tudo na Terra. Usar uma Concordância Bíblica.
2 – Descrever um mordomo sábio.
3 – Encontrar, ler e explicar Malaquias 3:8 a 10.
4 – Preencher seu próprio envelope de dízimos e ofertas e entregá-lo a Deus, durante o momento das ofertas, na igreja.
5 – Fazer e decorar um recipiente especial para guardar seu dinheiro para gastos, para poupar e para os dízimos e ofertas. Aprender a registrar o que recebe e calcular os dízimos e ofertas.
6 – Fazer um cartaz mostrando algumas das coisas para as quais sua oferta é usada.
7 – Ler a história bíblica da viúva e sua pequena oferta.
8 – Dizer como e porque o mordomo sábio cuidará de seus pertences.


SAÚDE



Vermelho / Habilidades



1 – Decorar I Cor. 6:19 e 20.
2 – Descrever uma alimentação adequada e enumerar os grupos alimentares básicos.
3 – Explicar porque seu corpo precisa de exercícios.
4 – Registrar as horas que dorme, e dizer porque precisa de descanso.
5 – Explicar porque seu corpo precisa de ar fresco e da luz do sol.
6 – Explicar porque a água é importante para o seu corpo, e dizer quantos copos de água deve tomar cada dia.
7 – Descrever e demonstrar como se faz uma boa higiene dental.
8 – Mencionar três coisas nocivas que destroem sua saúde.
9 – Participar dos exercícios físicos do Clube dos Aventureiros ou em outros lugares.


SEGURANÇA

Vermelho / Habilidades

1 – Assistir a um vídeo ou filme sobre segurança no lar. Explicar o que aprendeu.
2 – Com seus pais, fazer um plano de segurança, contra incêndio em casa.
3 – Aprender e praticar as instruções em caso de incêndio no lar, na escola e ambientes públicos.
4 – De acordo com as necessidades de sua região, praticar as instruções de segurança em caso de:
*Vendaval, tempestades com ventania;
*Furacão, tornado;
*Inundação, enchente;
*Erupção vulcânica;
*Tempestades com trovões, relâmpagos e raios.
5 – Ser um "detetive" de segurança e prevenção de acidentes por uma semana.
6 – Fazer cartaz sobre segurança mostrando situações de perigo e o que fazer. Ou cartaz, sobre prevenção de acidentes, mostrando como evitar as situações de perigo.
7 – Participar de brincadeiras de segurança.
8 – Criar um projeto de educação de segurança na igreja ou escola.


SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Vermelho / Habilidades

1 – Escutar a uma palestra de um guarda rodoviário ou de trânsito falando sobre segurança nas estradas ou nas ruas.
2 – Identificar e explicar 10 dos sinais de trânsito urbano e de estradas mais usadas.
3 – Dizer quando, como e onde é seguro atravessar:
*Uma rua;
*Uma estrada.
4 – Dar as regras de segurança nas estradas para:
*Caminhar ao longo de uma estrada, tanto sozinho como em grupo;
*Andar de bicicleta;
*Andar de carro.
5 – Explicar porque usar o cinto de segurança quando se anda de carro.
6 – Brincar com um jogo de segurança.

TEMPERANÇA

Branco / Atividades espirituais


1 – Ler e comentar sobre I Cor. 6:19, 20 e I Cor. 3:17.
2 – Explicar o que é temperança, porque é bom ser temperante e o que é abuso de "drogas", vício e abstenção.
3 – Através de um filme, vídeo ou conversa com uma enfermeira, médico ou outro adulto, aprender sobre o uso e os efeitos do cigarro, álcool e drogas.
4 – Entrevistar, acompanhado de um adulto, parentes ou pessoas conhecidas que fumam, bebem bebidas alcoólicas, ou já usaram drogas. Explicar porque é mais sábio não seguir o exemplo dessas pessoas.
5 – Participar de uma dramatização ou representação (junto com seus colegas) mostrando porque vale a pena dizer não às drogas.
6 – Fazer um cartaz mostrando os perigos dos vícios.
7 – Entrevistar duas pessoas que você sabe que vivem muito felizes e saudáveis sem usar cigarro, álcool ou drogas. Se você conseguir descobrir algum atleta de êxito, em sua região, inclua-o em suas entrevistas. Explicar porque é mais sábio seguir o exemplo dessas pessoas.


VOLTA DE JESUS


Branco / Atividades Espirituais

1 – Saber localizar, na Bíblia, três promessas da segunda vinda de Jesus.
2 – Representar uma parábola bíblica sobre a segunda vida de Jesus.
3 – Fazer uma lista dos sinais da proximidade da segunda vinda de Cristo, encontrados em Mateus 24:3-14.
4 – Estudar a história da ascensão de Jesus ao Céu, depois de Sua ressurreição. Em seguida, fazer uma lista das semelhanças, e diferenças entre este evento e a Sua segunda vinda.
5 – Copiar, da Bíblia, a descrição da Nova Jerusalém, sublinhando as palavras desconhecidas para você. Em seguida, procurar o significado destas palavras juntamente com um adulto, em um dicionário ou dicionário bíblico.
6 – Decorar João 1:1-3.

Nenhum comentário: