Branco / Atividades Espirituais
2 – Falar sobre o respeito que se deve ter pela Bíblia e como manuseá-la adequadamente.
3 – Dizer os nomes do primeiro e do último livro da Bíblia e quem os escreveu.
4 – Contar ou representar as seguintes histórias ou doutrinas bíblicas:
*A criação;
*Começo do pecado e da tristeza;
*Jesus me ama hoje;
*Jesus vem outra vez.
5 – Encontrar, ler e explicar três dos seguintes versos, que tratam do amor de Jesus:
*João 3:16;
*Salmo 91:11;
*João 14:3;
*Salmo 23:1;
*Outro, a sua escolha.
6 – Fazer objetos e roupas típicas para representar uma história ou parábola da Bíblia.
7 – Usar uma caixa de areia com figurar ou um flanelógrafo para contar uma história bíblica de sua escolha.
BÍBLIA II
Branco / Atividades Espirituais
1 – Ter a especialidade de Bíblia I.
2 – Decorar e explicar quatro dos seguintes versos sobre viver para Jesus:
*Êxodo 20:11-17;
*Filipenses 4:13;
*Filipenses 2:13;
*I João 2:1 e 2;
*Judas 24;
*Apocalipse 22:14;
*Outro verso, a sua escolha.
3 – Recitar em ordem todos os livros da Bíblia.
4 – Ler ou escutar os nove primeiros capítulos de Gênesis e fazer a lista cronológica das histórias contidas nelas.
5 – Contar ou representar as seguintes histórias da Bíblia:
*Noé;
*Abraão;
*Moisés;
*Daniel;
*Davi;
*Outra, de sua escolha.
CARPINTEIRO
Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que o carpinteiro faz.
2 – Escrever o que faz o carpinteiro nos seguintes versos:
*Gênesis 6:14-16;
*Êxodo 30:1-3;
*II Samuel 5:11.
3 – Identificar as ferramentas básicas para trabalhar com madeira, explicar o que elas fazem e como cuidar delas.
4 – Mencionar três produtos que um carpinteiro pode fazer ou fabricar.
5 – Visitar um dos seguintes lugares:
*Depôsito de madeira;
*Carpintaria;
*Marcenaria.
6 – Confeccionar um dos seguintes objetos de madeira, usando as ferramentas do carpinteiro::
*Casinha ou comedouro de aves;
*Porta chaves;
*Porta guardanapos.
7 – Falar de Jesus como carpinteiro e como era Seu trabalho na carpintaria.
CESTEIRO
Azul / Artes
1 – Explicar o uso dos diferentes tipos de cesta.
2 – Mencionar os diversos tipos de cestas que podem existir numa casa e quais as suas utilidades.
3 – Conhecer as ferramentas e materiais que um cesteiro usa.
4 – Descrever como se prepara os materiais para fazer uma cesta.
5 – Fazer uma cesta com fibra verde natural, vime ou de outro material comum em sua região.
6 – Decorar uma cesta que se possa usar para: costura, guardar os livros do culto doméstico, flores ou frutas.
7 – Fazer ou decorar cestinhas para dar de presente.
CICLISTA
Vermelho / Habilidades
1 – Ter a especialidade de Segurança no Trânsito.
2 – Demonstrar:
a-Como manter a bicicleta limpa;
b-Sua habilidade de andar de bicicleta com segurança;
c-Seu conhecimento dos principais sinais de trânsito, especialmente os que servem para ciclistas; d-Como cuidar de uma bicicleta
3 – Participar de uma atividade com outras bicicletas.
4 – Fazer um passeio ciclístico de 3 quilômetros.
COLECIONADOR
Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que faz um colecionador.
2 – Dizer cinco artigos que comumente as pessoas colecionam hoje em dia.
3 – Escutar o que um colecionador adulto diz sobre a coleção dele.
4 – Participar de um grupo de colecionadores mirins, contribuindo com alguns objetos, destinado à coleção comum do grupo.
5 – Participar de uma exposição de coleções pessoais, dispondo os objetos devidamente e bem identificados.
6 – Mostrar e explicar algo que aprendeu sobre suas coleções durante a exposição.
7 – Mostrar habilidade em classificar, catalogar e identificar itens dentro de uma coleção.
COMPUTADORES
Vermelho / Habilidades1 – Explicar o propósito de cada componente:
*Sistema de computação;
*Monitor / tela;
*"Mouse";
*Teclado;
*Processador central;
*Disco rígido;
*"Scanner";
*"CD ROM";
*"Modem";
*Impressora;
*Placa de rede;
*Disquete.
2 – Saber em que os computadores podem servir:
*Documentos;
*Centro de informações;
*Operações / contas;
*Comunicações diversas;
*Pesquisa;
*Entretenimento.
3 – Fazer um dos seguintes trabalhos:
*Escrever e imprimir um bilhete de agradecimento;
*Brincar com um joguinho educativo.
4 – Fazer uma das seguintes atividades:
*Visitar um escritório e observar como os computadores ajudam no desempenho dos trabalhos;
*Assistir uma apresentação de um especialista em computadores demonstrando o que há de mais moderno nesta área.
5 – Conhecer bem o teclado:
Mostrar a posição correta das mãos no teclado;
Explicar porque a posição correta das mãos é importante.
6 – Usar um programa elementar para digitar textos e demonstrar conhecê-lo.
CORTESIA
Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Explicar o que é cortesia e o que significa ser cotes.
2 – Descrever e explicar a Regra de Ouro.
3 – Saber servir-se:
*Demonstrar que conhece boas maneira à mesa;
*Saber pedir e passar os alimentos corretamente;
*Pedir licença antes de sair da mesa.
4 –
*Saber servir a outros;
*Pôr a mesa de forma adequada.
5 – Comunicação:
*Fazer uma ligação telefônica usando as boas maneiras apropriadas;
*Dar um recado a um adulto;
*Falar com um amigo;
*Saber responder ao telefone de forma correta.
6 – Apresentação – ligando outras pessoas entre si:
*Apresentar um adulto a um amigo;
*Apresentar seu professor a um outro adulto.
7 – Contar uma experiência sua, envolvendo boas maneira e como se sentiu:
*Quando um adulto foi cortês com você;
*Quando você foi cortês com outra pessoa.
8 – Mostrar atitudes corteses nas seguintes situações:
*Pedir algo para beber;
*Dizer obrigado ao receber favores;
*Pedir desculpar por alguma falha sua;
*Cumprimentar alguém.
9 –
*Dar a vez aos outros sem resmungar;
*Dar assento aos idosos, deficientes ou gestantes.
10 – Fazer uma boa ação diária:
*Fora de casa;
*Dentro de casa.
Azul / Artes
1 – Explicar o que um crítico de mídia faz. Dar quatro exemplos.
2 – Enumerar e explicar, pelo menos três princípios cristãos que o ajudam a formar bons hábitos de leitura, e a escolher o que assistir e escutar.
3 – Escrever um relatório sobre os programas de TV assistidos ou os programas de rádio ou CD ouvidos em sua casa por duas semanas. Analisar e classificar se são programas cristocêntricos ou seculares.
4 – Fazer uma das seguintes atividades com um adulto, fazendo ao final, um comentário crítico:
*Ver televisão;
*Ler uma história;
*Escutar uma gravação.
5 – Analisar como um "crítico de mídia", o valor de cada um dos itens anteriores, de acorde com as orientações de Filipenses 4:8.
6 – Junto com um adulto, use um guia de TV e uma lista de livros cristãos para escolher o que lerá ou verá na próxima semana.
7 – Ouvir o começo de uma história curta contada ou lida por seu professor, e você deverá completar a história ou criar seu final.
CULTURA FÍSICA
Vermelho / Habilidades
1 – Enumerar, pelo menos, quatro coisas que contribuem para a cultura física.
2 – Demonstrar como se faz o alongamento adequado de três regiões do corpo: (manter a posição de alongamento por pelo menos 15 segundos):
*Pernas;
*Costas;
*Braço / ombros.
3 – Fazer três dos seguintes movimentos:
*Correr ou caminhar rápido por 500 metros;
*Salto em altura – registrar a melhor de quatro tentativas;
*Pular corda por dois minutos sem parar.
4 – Participar em duas das seguintes atividades, tomando os devidos cuidados:
*Corrida com obstáculos simples (para saltar e contornar);
*Salto de sapo (agachado);
*Corrida com subida.
5 – Demonstre sua habilidade para fazer três dos seguintes movimentos:
*Caminhar para traz em círculo;
*Sentar e levantar 10 vezes sem parar;
*Fazer três cambalhotas seguidas;
*Pendurar-se numa barra horizontal com as mãos e os joelhos.
6 – Participar de um esporte coletivo e organizado que envolve exercício físico.
7 – Participar de uma prova física compatível com você, promovido pelo Clube ou pelo município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário