sábado, 5 de julho de 2008

ESPECIALIDADES (E,F,G)

ECOLOGIA
Verde / Natureza

1 – Pesquisar o lugar onde você mora, e contar suas descobertas na reunião do Clube:
*As causas da contaminação ambiental, como e porque surgiram;
*Explicar maneiras de evitá-las;
*Explicar o processo da água na natureza e como pode ser evitada a sua contaminação;
*Quais os perigos da má qualidade do ar.
2 – Mencionar três animais que estão em perigo de extinção e explicar as razões.
3 – Mencionar três aves que estão em perigo de extinção e explicar como se pode ajudar a protegê-las.
4 – Estudar sobre as árvores que estão em perigo de extinção na sua cidade ou estado. Plantar ou cuidar de uma árvore.
5 – Participar de uma das seguintes atividades da comunidade para ajudar a limpar o ambiente:
*Limpeza de um local público;
*Plantação de árvores em um local público;
*Campanha de preservação da natureza.
6 – Repetir Gênesis 1:26. Explicar nossa função em proteger a vida silvestre.
7 – Com seu grupo ajudar a recolher papéis jogados na praça ou rua da frente da sua igreja, ou da sua escola.
8 – Ajudar a recolher papéis, latas ou outros materiais recicláveis.

EXELÊNCIA NA LEITURA

Vermelho / Habilidades

1 – O Aventureiro deve ler dois livros que não foram lidos antes, escolhendo dentro das seguintes categorias:
*Natureza;
*Missões ou biografias de missionários;
*Livros históricos da Bíblia, como Ester, Jonas, Rute, etc.


EXCURSIONISMO PEDESTRE

Vermelho / Habilidades



1 – Aprender as regras áureas numa caminhada:
*Nunca arrancar plantas vivas;
*Não remover qualquer tipo de placa ou sinalização;
*Ficar fora de propriedades delimitadas com "não ultrapasse";
*Pedir permissão antes de fazer caminhada em propriedade particular;
*Não jogar lixo;
*Sempre caminhar acompanhado;
*Sempre levar água consigo;
*Usar calçados e roupas apropriadas;
*Observar e fazer marcas por onde está indo pra não se perder;
*Nunca cortar árvores ou galhos;
*Sempre caminhar do lado esquerdo de rodovias e estradas.
2 – Fazer uma caminhada pela natureza, colecionando coisas interessantes como:
*Uma folha (explique porque a preferiu);
*Uma pena (descubra de que ave é);
*Uma pedra (aprenda de que tipo é);
*Uma semente (identifique de que planta vem).
3 – Fazer outra caminhada, ao qual haja um local para piquenique e brincadeiras.
4 – Participar de outra caminhada, liderada pelo Conselheiro de sua Unidade. Durante a excursão, participar em um safári do alfabeto, onde cada participante anota objetos da natureza, um para cada letra do alfabeto. Exemplo:

A = Areia;
B = Botão de flor;
C = Cascalho;
D = Dente de leão;
E = Erva;
F = Folha;
G = Galhinho;
H = Haste; etc
5 – Fazer uma caminhada longa, em que haja, pelo menos, duas paradas para descanso, sem pernoite.
6 – Preparar um trabalho escrito sobre as caminhadas de que participou, ao cumprir a especialidade.




FLORES




Verde / Natureza

1 – Dar o nome de cinco flores mencionadas na Bíblia.
2 – Identificar as dez flores:
*Narciso;
*Margarida;
*Gerânio;
*Tulipa;
*Violeta;
*Crisântemo;
*Rosa;
*Cravo;
*Gladíolo;
*L7iacute;rio;
*Alamanda;
*Papoula.
4 – Cultivar uma flor, desde o plantio até a floração.
5 – Fazer um marca página com flores secas.
6 – Fazer um arranjo de flores silvestres e oferecê-lo a alguém.

GEÓLOGO

Verde / Natureza

1 – Descrever as atividades de um geólogo.
2 – Recitar, de cor, um texto bíblico que mencione rochas ou minerais. Contar uma história da Bíblia onde aparece o uso de pedras, rochas ou outro elemento geológico.
3 – Construir um filtro natural para água, utilizando terra, areia, cascalho, pedra e carvão vegetal.
4 – Fazer um trabalho artístico com pedra, cristais ou areia colorida.
5 – Fazer uma coleção de pedras (no mínimo cinco diferentes entre si), identificando-as pelo nome.
6 – Fazer uma coleção de solos ou areias diferentes entre si, e explicar de onde elas vieram e como as conseguiu.
7 – Ler Apocalipse 21 e procurar fotos, ilustrações ou exemplares das pedras preciosas mencionadas no texto.
8 – Aprender sobre as camadas que formam o globo terrestre e explicar a existência e o funcionamento dos vulcões.
9 – Saber algo sobre os seguintes minerais, úteis para o dia-a-dia do homem:
*Petróleo;
*Gesso;
*Giz;
*Calcário;
*Quartzo
.


GINASTA

Vermelho / Habilidades


1 – Ter a especialidade de Cultura Física.
2 – Conhecer e fazer, pelo menos, cinco diferentes tipos de exercícios de aquecimento.
3 – Dirigir os exercícios de aquecimento e alongamento de sua Unidade em, pelo menos, três ocasiões diferentes.
4 – Fazer, com precisão, os seguintes movimentos:
*Rolar (lateralmente) no chão;
*Dar voltas laterais (sobre pés e mãos) – ("estrela");
*Fazer cambalhotas;
*Dois diferentes tipos de salto;
*Ficar de ponta cabeça apoiado nas mãos;
*Caminhar sobre uma trave ida e volta.
5 – Participar de uma prova física compatível com você, promovida pelo Clube ou município.


GUIA

Vermelho / Habilidades

1- Descrever o que faz um guia.
2 – Saber orientar alguém para ir aos seguintes lugares:
*Agência dos Correios;
*Praça ou parque público;
*Supermercado, padaria, armazém ou outro estabelecimento comercial próximo de sua casa;
*Delegacia de polícia do bairro ou cidade;
*Igreja que freqüenta;
*Escola que freqüenta.
3 – Saber seguir um mapa ou lista de instruções para chegar a um local desconhecido, em companhia de seu Conselheiro ou avaliador.
4 – Fazer um mapa ou dar, a alguém, instruções de como chegar até a sua casa.
5 – Demonstrar como pedir informações e enumerar as pessoas para quem se pode pedi-las sem correr riscos.
6 – Visitar com seu Clube (ou sua família) dois dos seguintes lugares:
*Museu;
*Sede do Corpo de Bombeiros;
*Estaçõo de tratamento de água;
*Um monumento;
*Sede da Polícia;
*Uma fábrica.
7 – Decorar Salmo 48:14.



Nenhum comentário: