sexta-feira, 4 de julho de 2008

ESPECIALIDADES (A)



ACAMPANTE
















Vermelho / Habilidades

1 - Acampar, pelo menos, uma noite, e dedicar tempo para desfrutar da natureza (árvores, flores, estrelas, pássaros, insetos, etc.), em um acampamento diferente do utilizado para cumprir o requisito 2.
2 - Acampando com o restante do Clube ou com a família, ajudar a montar, desmontar e limpar uma barraca e dormir nela todas as noites. Este acampamento deve ser realizado em data diferente do utilizado para cumprir o requisito 1.
3 - Saber indicar os pontos cardeais, orientando-se pelos corpos celestes.
4 - Conhecer as regras de segurança para acampar e para fogueiras.
5 - Ajudado por um adulto, fazer uma fogueira ao ar livre.
6 - Ajudar um adulto a preparar uma refeição na fogueira (ou num fogão a lenha) e comer do alimento que preparou




AMIGO DE JESUS











Branco / Atividades Espirituais



1 – Contar a um amigo sobre Jesus e quão bom Ele é para você, apresentando, em seguida, por escrito, o nome do amigo, o que você falou e qual a reação dele.
2 – Convidar um amigo para ir, com você, assistir sua Escola Sabatina na igreja.
3 – Junto com um adulto, preparar uma pequena mensagem ou uma oração escrita para apresentar na sua classe de Escola Sabatina, reunião do Clube ou na escola.
4 – Visitar uma pessoa inválida ou idosa, de sua comunidade, para animá-la. Levar um cartão ou desenho feito por você.
5 – Dizer porque se deve tratar bem os animais.
6 – Assistir um batismo e explicar o que significa.
7 – Explicar o que significa ser amigo de Jesus e indicar cinco amigos de Jesus, mencionados na Bíblia.
8 – Saber (e fazer) as orações para refeições e antes de dormir.
9 – Ser amável e bondoso com sua família e amigos.
10 – Participar de um projeto de limpeza na comunidade.
11 – Participar de 3 atividades missionárias (inclusive recolta).




ATLETA




Vermelho / Habilidades




1 – Aprender sobre os Jogos Olímpicos da antigüidade e modernos. Contar a história de um herói olímpico moderno e de um herói olímpico da antigüidade.
2 – Apresentar o local e o ano das últimas cinco olimpíadas.
3 – Participar de uma prova típica das olimpíadas modernas, em um evento organizado por um órgão público, escola, Clube desportivo, academia, Clube, etc.
4 – Decorar II Tim. 4:7.
5 – Conhecer a história de pelo menos dois "atletas" bíblicos famosos, cujas habilidades seriam úteis nas olimpíadas de hoje.
6 – Conte para seu pai, mãe ou professor sobre o significado do texto de I Cor. 9:24-26.
7 – Explicar o que significam os cinco anéis do logotipo oficial dos jogos olímpicos.





AJUDANTE DO LAR



Amarelo / Atividades Domésticas



1 - Ajudar na realização de duas das seguintes tarefas domésticas, em pelo menos 3 datas diferentes:
Lavar roupa;
Preparar uma refeição;
Comprar alimentos;
Lavar louça.
2 - Arrumar sua cama e ajudar a limpar seu quarto por três semanas seguintes.
3 - Demonstrar habilidades em fazer duas das seguintes atividades:
a-Aspirar, sacudir ou limpar um tapete;
b-Tirar o pó dos móveis sem deixar cair objetos;
c-Varrer ou "passar pano" no chão.
4 - Levar o lixo para fora de casa por uma semana, separando os materiais recicláveis em embalagens identificadas e destinadas à coleta seletiva de lixo.
5 - Explicar como se faz o seguinte:
*Limpar os umbrais das janelas;
*Limpar teias de aranha do teto;
*Limpar os vidros das janelas;
*Lustrar objetos de madeira ou polir metais.
6 - Realizar uma das tarefas listadas no requisito anterior.





AMIGO DOS ANIMAIS



Verde / Natureza




1 – Cuidar de um bichinho de estimação, por pelo menos quatro semanas.
2 – Cuidar de bichinhos ou aves que vivem em liberdade, nos arredores de sua casa, escola ou igreja.
3 – Identificar e representar os animais os quais você cuida, através de desenho ou pintura.
4 – Construir um jogo acerca de animais, suas casinhas, seus pares, seus filhotes, etc.
5 – Fazer uma mascara de um animal.
6 – Confeccionar um bicho de pelúcia ou similar, com enchimento, dar-lhe um nome e uma certidão de nascimento.
7 – Visitar um parque ou abrigo onde possa ter contato com eles, especialmente contato direto. Escolher um dos animais e contar a sua história (inventada) e como ele foi parar no local em que vocé o visitou.





ARTISTA




Azul / Artes



1 – Explicar o que envolve ser um artista e contar a história de um artista famoso.
2 –
a-Saber os nomes das cores primárias e suas principais combinações (cores secundárias e terciárias);
b-Misturar as cores primárias e obter três das cores secundárias ou terciárias;
c-Usar as seis cores obtidas no item anterior para fazer um quadro.
3 –
a-Demonstrar como se limpa pincéis utilizando água e descrever como se utiliza algum produto neste processo de limpeza;
b-Fazer a ponte em dois lápis.
4 – Fazer três desenhos, cada um utilizando uma das seguintes técnicas:
*Pintura com os dedos;
*Lápis de cor ou giz de cera;
*Pincel.
5 – Produzir amostras do uso de duas dessas técnicas:
*Entalhe em legumes (batata, cenoura, beterraba, nabo, etc.);
*Figuras vazadas (contorno vazio);
*Arte com massa de pão.
6 – Produzir dois dos seguintes trabalhos:
*Um convite;
*Um marca páginas;
*Um cartão de saudações;
*Um cartaz.



AUXILIAR DE PRIMEIROS SOCORROS





Vermelho / Habilidades



1 – Demonstrar como tratar esfolamentos e cortes. Dizer os perigos de um curativo sujo.
2 – Mostrar como tratar uma hemorragia nasal.
3 – Identificar e demonstrar como se usa três tipos de atadura em aplicações diferentes umas das outras.
4 – Listar os materiais que compõe um bom estojo de primeiros socorros. Indicar cada artigo.
5 – Esterilizar cada um dos seguintes artigos:
*Pinça;
*Termômetro.
6 – Explicar como se pede ajuda médica por pelo menos três maneiras diferentes.
7 – Brincar de "Hospital" com sua família e tratar, na brincadeira, das seguintes emergências:
a-Queimadura;
b-Desmaio.
8 – Desenhar o símbolo de primeiros socorros desta especialidade – explicar seus componentes internos e a razão para serem utilizados.





AMIGO ATENCIOSO







Vermelho / Habilidades



1 - Preparar uma lista de atitudes próprias de um amigo atencioso, quando está em casa, na igreja, na escola, no parque, etc.
2 - Entrevistar uma pessoa e perguntar o seguinte:
a-Data em que ela nasceu;
b-Animais que mais gosta;
c-Duas cores prediletas;
d-Três alimentos favoritos;
e-Quatro coisas importantes em sua vida;
f-Uma viagem interessante que ela fez.



3 - Planejar e fazer algo especial por um amigo.
4 - Homenagear um de seus amigos, entregando-lhe um presente e um cartão de amizade, escolhidos ou confeccionados por você mesmo.
5 - Visitar uma pessoa inválida e levar-lhe uma lembrancinha. Usar as perguntas do requisito 2 como base para a conversa.
6 - Demonstrar carrinho por seus pais:
a-Ajudando a manter seu quarto ou seus brinquedos, limpos e em ordem;
b-Abraçando-os, beijando-os, dizendo "eu te amo";
c-Fazendo tarefas extras, sem que eles peçam d-Inventando uma maneira sua, própria, de manifestar apreciação por eles.
7 - Memorizar e explicar o que está escrito em I Pedro 5:5 a 7.



ARTES







Azul / Artes



1 – Tocar uma melodia em um instrumento simples, (flauta doce, gaita de boca, teclado).
2 – Representar pelo menos três personagens ou animais utilizando gestos (mímica / sem som) de modo que o grupo possa reconhecê-lo.
3 – Participar de uma peça criada pelo grupo ou da representação de uma história bíblica.
4 – Cantar um solo e uma música com um grupo em público.
5 – Escrever uma poesia sobre a natureza e apresentá-la em público.
6 – Saber de cor duas músicas folclóricas ou tradicionais de seu país.
7 – Ler e analisar com seu grupo Salmo 66:1 e 2.





ÁRVORES





Verde / Natureza





1 – Listar e saber explicar 10 versículos bíblicos em que aparecem folhas ou árvores.
2 – Classificar, conservar e identificar 10 folhas de diferentes árvores. Ser capaz de identificá-las, mesmo sem recorrer à catalogação ou legenda de coleção.
3 – Plantar e cuidar de uma planta em sua casa ou comunidade (vaso, jardim, parque, etc.).
4 – Apresentar cinco maneiras como as sementes são espalhadas para produzirem novas plantas e árvores.
5 – Colecionar 25 sementes diferentes.
6 – Fazer duas diferentes decorações utilizando folhas de árvores ou plantas.
7 – Estudar uma árvore que existe perto de sua casa e observar as coisas que acontecem com ela. Escrever, em seguida, a história (inventada ou baseada nos fatos reais) dela, de animais que a utilizam como abrigo, de pessoas que cuidam dela, etc.





AVES





Verde / Natureza




1 – Contar como Deus cuida das aves. Mostrar um verso bíblico sobre isso.
2 – Montar um comedouro ou bebedouro para atrair passarinhos.
3 – Ser capaz de reconhecer dez aves diferentes.
4 – Construir um jogo sobre aves.
5 – Desenhar ou pintar o seguinte:
*Duas aves aquáticas;
*Dois passarinhos;
Uma ave de rapina.
6 – Imitar os sons característicos de cinco aves.
7 – Preparar uma cesta ou uma caixa com materiais que os pássaros usam para fazer ninhos e pendura-los em uma árvore ou em algum lugar no quintal.
8 – Observar algumas aves e imitar seus movimentos característicos.
9 – Montar um álbum de gravuras ou desenho de aves, e incluir amostras de penas, que elas tenham perdido naturalmente.







AMIGO DA NATUREZA




Verde / Natureza



1 - Participar de uma caminhada pela natureza para observar e descobrir coisas interessantes.
2 – Contar o que encontrou, utilizando desenhos ou história em quadrinhos.
3 – Falar sobre três tipos de árvores diferentes e obter, em papel, riscando com giz de cera ou carvão, pequenas amostras da casca de cada uma.
4 – Colher quatro tipos diferentes de folhas e dizer quais as diferenças e semelhanças existentes entre elas.
5 – Explorar, com uma lupa, uma área, de 5 metros quadrados ou mais, localizada em um parque ou jardim e fazer uma lista das criaturas pequeninas que encontrar.
6 – Visitar um dos seguintes locais: Zoológico, Parque ou Horto Florestal.
7 – Escrever um bilhete ou cartinha, agradecendo às pessoas que o levaram ao lugar que visitou, no requisito 6.
8 – Explicar o seguinte:
*Como se tornar um amigo da natureza;
*Como colher uma flor e quando isto é permitido;
*Como proteger árvores, ninhos, etc.
9 – Criar uma planta em caco ou xaxim e fazer desenhos dela em 3 fazes diferentes do seu desenvolvimento.



10 – Descobrir uma obra da criação de Deus, em sua região, que tenha sido danificado pelo descuido humano. Investigue como e por que isto aconteceu, e se o governo está ou não tomando providências a respeito.



ARTES MANUAIS




Azul / Artes



1 – Escolha seis dos seguintes trabalhos:
*Fazer um cartão de parabéns para dar alguém;
*Fazer um arranjo de flores secas ou artificiais;
*Fazer uma escultura / modelagem em barro ou massa de pão, assá-la e pintá-la;
*Fazer um quadro de conchas;
*Fazer uma escultura / modelagem (sólida) de corda ou barbante;
*Fazer um móbile;
*Fazer dobraduras de papel;
*Fazer um quadro usando casca de ovo ou sementes;
*Fazer a capa de um álbum de fotos ou coleção;
*Fazer um quadro de colagem utilizando seis materiais diferentes;
*Fazer um cartaz de convite para um evento na sua escola, igreja ou Clube;
*Fazer um artesanato de sua própria escolha.
2 – Dê de presente dois artigos realizados no item anterior, um para um membro de sua família e outro para uma pessoa idosa da igreja, ou de um asilo.



ASTRÔNOMO




Vermelho / Habilidades






1 – Listar "astrônomos" da Bíblia e dizer porque podem ser considerados assim.
2 – Identificar um planeta, duas estrelas, três constelações no céu e dar seus nomes corretos.
3 – Preparar um trabalho contendo imagens e descrições de 10 constelações diferentes.
4 – Explicar as diferenças entre um planeta e uma estrela.
5 – Marcar o lugar no horizonte onde o sol se põe em cada uma destas datas; 23/março, 23/junho, 23/setembro e 23/dezembro. Escrever sobre as mudanças de localizaçõo ocorridas em cada data.
6 – Observar o surgimento da lua, o nascer e o pôr-do-sol e fazer desenhos com lápis de cera desses três acontecimentos.
7 – Mencionar três textos bíblicos que se referem ao céu sideral ou corpos celestes.




Nenhum comentário: